Sonho com tantas coisas simples e diversas vezes já me refugiei da realidade nesses "lugares" criados pela vontade e pela imaginação. É lá que apenas o Bom e o Belo existem e a miséria, o desrespeito, a ignorância, o preconceito e a maldade deixam de ter vez.
Levo também pra esse mundo as músicas, porque acredito que elas são uma forma de ligação com O Mundo Superior, seja ele como quer que você o imagine. Ah, as músicas das quais falo são as que tocam a alma, as que já existiam antes que alguém as "percebesse" e as tocasse; você reconhece essas músicas? elas te falam ao espírito e ao coração? se sim, então somos iguais; se não, bem, o mundo é feito de diferenças!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

O Carnaval está chegando....

          Olá!!! Desculpem a ausência prolongada, mas esse ano tem sido de mudança, mudança de casa! Quem já passou por isso sabe bem o trabalhinho que dá. Fiquei sem internet, sem tempo, mas com muitas saudades de vocês e de escrever! Mas mudando de assunto e falando sobre o blog, quero dar início a uma série de postagens sobre o carnaval, espero conseguir, mas para isso conto com a ajuda de vocês!
          Dia 21 de fevereiro, daqui a um mês, oficialmente, é o carnaval, mas em alguns pontos do país ele já começou. A história dessa festa remonta a tempos bem antigos, esse é o único ponto pacífico entre os historiadores. Segundo alguns essa festa era a forma de, 10 mil anos antes de Cristo, os antigos louvarem a boa colheita; já segundo outro ramo de historiadores tudo começou na Roma Antiga, com seus bacanais; há ainda outra corrente que atribui sua origem aos gregos, como a forma de celebrar a volta da primavera; e outra que localiza no Egito o início dessas festividades, como uma homenagem à deusa Isis e ao touro Apis.
          A própria palavra Carnaval é controversa, ninguém sabe ao certo o que lhe deu origem. São três as mais prováveis derivações: Carne Vale - adeus carne, Carne Levamen - supressão da carne e Carrus Navalis - Carro Naval. As duas primeiras expressões se referem ao início do período da quaresma, já a última se baseia nos cortejos marítimos e nos carros alegóricos em forma de barco, que eram usados tanto na Grécia quanto em Roma.
         A festa chegou ao Brasil em meados de 1600, influenciada pelas festas que aconteciam na Europa, particularmente nos desfiles franceses onde se usavam máscaras, daí vieram o pierrô e a colombina, nessa época era chamado de Entrudo. Alguns anos depois surgiram os Bailes de Máscaras, que foi a incorporação do luxo às festividades.
         O carnaval, já institucionalizado nacionalmente, se difundiu pelas diversas regiões do nosso País e foi se moldando às características de cada povo. No Rio de Janeiro e em São Paulo temos as famosas Escolas de Samba, em Pernambuco o carnaval de rua, com blocos, muito frevo e maracatu e em Salvador os trios elétricos.
          Pernambuco possui uma herança cultural riquíssima, a mistura dos vários povos que aqui chegaram e os que já estavam e seus costumes criou a nossa atual versatilidade musical, como o frevo, o maracatu,  a ciranda, o forró, as marchinhas e tantos outros gêneros que contribuem para essa festa de cores e alegria. Recife, a capital do Frevo, abre suas portas para o carnaval com o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, com a participação em 2011 de 1,6 milhões de pessoas, dançando e se divertindo pelas ruas da Concórdia, Av. Dantas Barreto e Praça do Diário, às margens do Capibaribe. O Galo, que observa tudo do alto de seus 5 metros, empoleirado na Ponte Duarte Coelho, atrai pernambucanos e visitantes há 34 anos e é sempre a mesma empolgação e descontração que toma conta dos seus súditos.

Galo da Madrugada na Ponte Duarte Coelho, sendo acompanhado pela multidão das ruas e pelos barcos no Capibaribe.

          O Frevo, que está presente nos quatro cantos do Estado, é uma música genuinamente pernambucana, do fim do século XIX, ela está entranhada em nossas veias, em nosso sangue, tanto a sua musicalidade quanto a dança, com a troca de pernas em forma de tesoura e os braços no ar, agitando a sombrinha. Os passos, criados da mistura de dança de salão da Europa, com passos de balet e dos cossacos, ganhou um gingado solto e acrobático, é lindo ver uma apresentação de frevo, todos ficam "frevendo". O ritmo é dividido em Frevo-de-Rua, Frevo-Canção e Frevo-de-Bloco, sendo esse último o carnaval para a família, com as marchinhas antigas e lirícas compostas com a melhor parte da poesia do carnaval.


Evocação nº 1

 
Passista no ar, tendo como plano de fundo o rio Capibaribe e a rua da Aurora.

           Além dos vários ritmos, o carnaval de Pernambuco também conta com vários personagens. Temos os Bonecos Gigantes de Olinda, os Papangus de Bezerros (que também estão embelezando outras partes do estado), o Caboclo de Lança do Maracatu, a Ursa, todos figuras criadas pelo imaginário popular ou adaptadas de outras culturas. Com relação aos Papangus, eu os vi semana passada no Sítio Histórico de Olinda, desfilando suas roupas coloridas e brilhantes, fiquei impressionada com a beleza daquelas figuras e nem imaginava o que eram (que vergonha!!), pensei que era um grupo fantasiado com máscaras de Veneza, afinal eu já havia visto uma Gôndola, com o gondoleiro vestido a caráter, nas águas mansas do rio Capibaribe! Imaginem a minha surpresa e alegria ao saber que aquelas maravilhosas figuras que os turistas faziam questão de fotografar, eram na verdade daqui mesmo. Assim é o nosso carnaval, repleto se surpresas e fantasias, até para quem é pernambucano!!!

Papangus de Olinda
 
Papangus de Bezerros

         Aproveitando o tema do post quero divulgar o trabalho de um grande amigo, Mário, com um belíssimo dom, assim como há quem nasça com o dom para escrever - Nora Roberts, J. R. Ward e Rosane Fantin, com o dom para a música - Andrea Bocelli, Il Divo, Elvis, Renato Russo......(não há como citar todos), Mário consegue transformar sonhos em fantasias, literalmente, todos os anos ele expõe e vende fantasias maravilhosas, creio que no Recife não há quem as faça com melhor qualidade e bom gosto. Suas lojas - Camarim Fantasias - estão na Avenida Rosa e Silva, nº 597 e no Shopping Paço Alfândega, Rua da Alfândega, nº 103, telefones (81) 3242-6143; 8871-7518; 8686-9567. Quem estiver no Recife ou quem vier a passeio deve aproveitar e visitar a loja, tenho certeza de que a fantasia de seus sonhos vai estar lá.
          César, Lucy, Léia, Ivete e Rô, muito obrigada pelos comentários no post passado, vocês são sempre muito gentis!! Pretendo voltar logo com a continuação desse assunto.
          Beijos a todos e uma maravilhosa semana!!!!!
           

          

7 comentários:

  1. Menina... quanta riqueza de informações! Algumas que conhecia e outras que foram novidades pra mim!!!! Adorei... beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nadja!
    Que bom que voltou a postar. E no tocante a mudança é mesmo uma bagunça - o 'durante' é sempre uma correria, mas o 'depois' é ótimo, tudo arrumadinho no seu devido lugar, é como um recomeço, o que é sempre muito bom.
    Eu gosto de carnaval. Quando era pequena e na adolescência, sempre ia celebrar no clube com os amigos. Era uma delícia! Às vezes, nem estava com muita vontade, ia mesmo porque os amigos insistiam, mas só ao entrar no salão já ficava completamente contaminada pela música! Mas eram outros tempos, na minha opinião muito melhores. A gente curtia o carnaval no clube, era bem respeitoso, não havia brigas, nem pegações. Claro que, às vezes, rolava uma paquera, mas o foco do carnaval era a diversão no sentido da brincadeira, da dança, daquele tilintar maravilhoso da música que nos provocava sensações maravilhosas.
    Atualmente a coisa desandou um pouco, na minha opinião. Carnaval, muitas vezes, é sinônimo de bebedeira, pegação e beijo na boca. A moçada não vai mais curtir toda a magia que o espetáculo proporciona, o que é uma pena. Eu acho até que a grande maioria dos adolescentes e jovens da atualidade desconhecem esse encantamento do carnaval.
    Outra coisa que eu não concordo é com o carnaval de rua. Isso porque, geralmente, colocam-se trios elétricos nas avenidas principais que ficam tocando até altas horas, isso quando a coisa não vai direto, dia após dia. E é uma barulheira só e muita sujeira também, já que o povo é porco mesmo. Para os turistas, que só estão ali para aproveitar o momento, é muito gostoso. Contudo, para os moradores dos arredores deve ser insuportável. Nem todos gostam do carnaval e, fala sério, nem todo mundo tá no pique de ficar ouvindo a música e a barulheira que está sendo veiculada. E quantos vão trabalhar e, ao voltar para casa, são obrigados a suportar o som?!! Acho que é uma total falta de respeito com o semelhante!!!
    Sinceramente, eu iria ficar azeda se morasse perto de um lugar desses. E as pessoas, com mais idade, tb não suportam som o dia inteiro, além dos animais, tadinhos, ficam atordoados, uma judiação.
    O ser humano não tem jeito, só se importa com aquilo que ele mesmo gosta, sem se perguntar se o que está fazendo afeta negativamente o seu próximo. E por isso o mundo está tão violento, não há respeito, há excesso de desamor.
    Na minha opinião, o carnaval teria que ser praticado apenas em clubes com o devido preparo de vedação do som ou em lugares abertos (como são feitos os de rua) desde que afastados das cidades. Isso porque, quem estivesse a fim de curtir o carnaval iria até lá e se divertiria, já quem não gostasse, estivesse cansado ou doente, poderia permanecer sossegado em seu lar.
    É igual esse povo que cisma de fazer churrascada ou festa em casa e fica com o som ligado até altas horas, ou então essa rapaziada que decide estacionar o carro na sua rua, deixa as janelas abertas e liga o som no último volume. Parece-me que a regra agora é: cada um faz o que quiser e o resto que se dane! Isso se chama desrespeito, desamor.
    A humanidade caminha para estradas tortuosas, o que é muitíssimo triste.
    Enfim, recordo-me do carnaval com alegria, era muito bom! E se fantasiar é demais! Só de me lembrar já fico com aquela sensação gostosa de olhar a fantasia, vesti-la, se arrumar - ai, era apaixonante! Guardo essas lembranças no meu coração com muito carinho, estão eternizadas!
    Amiga, vc falou das figuras, mas eu então não conheço nada!!! No Brasil, divulga-se muito pouco a cultura do povo - então, só mesmo viajando para conhecer um pouquinho das maravilhas da nossa terra.
    Adorei o post! Um ótimo carnaval para ti!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga linda,amei o texto sobre o Carnaval!!!!!!faz tempo que não vejo graça nessa festa pagã,quizera eu que o tempo volta-se e os grandes bailes de máscaras pudessem renascer,nunca fui fã do Carnaval mas pulei uma vez na praia onde usavam máscaras,onde as músicas eram lindas e nunca esqueci de uma em especial...um jovem lindo em sua máscara negra me tirou para dançar ao som de Vou beijar-te agora,não me leve a mal hoje é Carnaval....meu coração disparou ele roubou um beijo e foi mágico!!!imagens,sons,perfumes,coisas que ficam na memória da gente,lembranças boas de um tempo em que havia respeito,diversão sem violência,hoje existe barulho,desrespeito,ganância,violência gratuita,corrupção,as escolas de samba cada vez mais querendo mostrar o poder do dinheiro e as letras aff,deixam muito a desejar.Mas é o escape do povo,a descontração de quem trabalha ,gastar todo se salário na fantasia ,pagar para desfilar e ver tudo se acabar na quarta feira,Não me leve a mal mas é Carnaval,Eu sou aquele pierrôt que te abraçou,ah!!que delicia o frevo,colorido de uma pureza infantil,só vi pela televisão mas deve ser emocionante,infelizmente as coisas ,boas e culturais não são divulgadas no nosso Brasil,eles só mostram,bundas,praias,bundas,mulatas,bundas e trombadinhas,a história e cultura dos Estados não vendem,não chamam a atenção dos gringos.
    Um ótimo Carnaval amiga,se você for ao desfile tire fotos para nós,aproveite a energia boa dessa festa.
    Beijo grande <3

    ResponderExcluir
  4. Nadja não precisa agradeçer sou muito fã do blog. Jamais iria dizer qual o melhor post e não existe o pior. Todos tem seu conteúdo, sua importância, sua bagagem rica em cultura que nós faz se sentir dentro da história. Poucos conseguem atingir esse efeito e vc faz parte desses poucos. Eu que agradeço pela oportunidade que vc nós dá e claro pelo seu imenso carinho, atenção e cuidado a cada um dos seus seguidores.

    Bom agora vamos ao meu sonho de consumo desde que me entendo por gente minha obcessão é ter a honra de está presente no Carnaval de Recife, quantos relatos, fotos de amigos e parentes que esteve lá, nossa só de falar me arrepia, se Deus quiser ano que vem alcanço essa meta. O carnaval em si já é estupendo apesar de ter inumeras histórias de sua real origem, mas é aqui no nosso Brazuca que ele faz valer, tanto que o nosso amado Gerry não resistiu essa tentação folclórica e se esbaldou feito uma criança... Ps: Bem que ele poderia anotar na agenda dele todo Carnaval no Brasil... eita sonho nosso... kkk

    Aproveitando o assunto esse ano minha terra Natal vai ser homenageada pela escola de samba Pérola Negra, conto com a torcida de todos... kkk

    Grande beijo fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. oi amiga!! Amei a postagem!! Meu horror a carnaval fez com que eu esquecesse toda essa riqueza cultural que nele existe. Nessa "optica" , rsrsr... é um festa linda e apaixonante. Pena que as pessoas perderam essa "essência" e a violência e a imoralidade tomaram conta..

    Beijos!! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Acho esse carnaval dos bonecos um dos mais divertidos que existe.È uma alegria contagiante.

    ResponderExcluir
  7. Oi!!Saudades!Maravilha de post, Nadja!Eu já tive a oportunidade de participar do Galo da Madrugada há alguns anos e posso dizer que foi uma experiencia incrível. Milhares de pessoas dançando num só ritmo, num mar de cores, alegria e música. Como sempre, a mescla das diversas culturas em nosso país nos possibilitam apreciar tamanha diversidade de manifestaçoes populares e, no caso de Pernambuco, essa mistura nos proporciona danças e músicas como o frevo,que é algo único. Confesso que também não conhecia os Papangus, mas fiquei encantada ao ver a semelhança com aqueles carnavalescos de Veneza. Deve ser lindo de ver pessoalmente.
    Esquecendo a modéstia, adorei ter sido colocada ao lado da Norinha e da Ward. Só tu mesmo, minha amiga querida, para fazer uma comparaçao como essa...rsrsrs. Quem me dera...
    Agora vou continuar minha atualização aqui no blog.
    Beijos!!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE LEU? ENTÃO COMENTE.